SEJA BEM VINDO(A) AO PORTAL DO STTR DE JANDAÍRA.>>>>> AQUI VOCÊ CONHECE MAIS SOBRE O SEU SINDICATO.>>>> PARTICIPE: ENVIE SUA SUGESTÃO, CRÍTICA, DÚVIDA OU ELOGIO.>>>>>> OBRIGADO PELA VISITA E VOLTE SEMPRE!
Veja abaixo nossas últimas notícias...

quinta-feira, 14 de junho de 2018

Sindicato e FETARN dialogam com vereadores e prefeitura sobre projeto de lei de cessão de implementos agrícolas no município de Jandaíra





A Câmara de vereadores de Jandaíra aprovou na sessão do último dia 11 de junho, o projeto de Lei 004/2018 que regulamenta a cessão de implementos agrícolas no município de Jandaíra. O projeto foi aprovado por 7 votos a 2.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Jandaíra e a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio Grande do Norte – FETARN estiveram reunidos com representantes da Prefeitura Municipal, com a prefeita marina Dias e com os vereadores na perspectiva de dialogar sobre o projeto. Durante essas três semanas foram realizadas várias reuniões, contatos e diálogos que foram capazes de sair como frutos à elaboração de propostas onde foi garantido atendimento diferenciado e a prioridade dos equipamentos para os agricultores agricultoras familiares.

Fruto desse diálogo entre o Sindicato e gestão, através da Prefeita Marina Dias, o Secretário Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Francisco Melo e demais assessores do governo e a Câmara de vereadores também será construído e encaminhado a Câmara um novo projeto de Lei para regulamentar o Programa Corte de Terras. O acordo fechado entre o STR Jandaíra, a FETARN e o governo municipal é que nessa regulamentação os agricultores e agricultoras familiares terão a garantia de que continuarão tendo o corte de terras sem a cobrança de nenhuma taxa ou coisa parecida, ou seja, o programa continuará sendo executado de forma de interesse social como já vem sendo feito, mas agora de forma mais organizada e ainda por cima, será um direito dos agricultores e agricultoras porque virará Lei Municipal.

Para o presidente do Sindicato, Daniel Matias, o diálogo foi muito importante. “Nesse Processo o Sindicato cumpriu um papel muito importante aonde em poucos momentos eu vir isso acontecer em nosso município, à gestão e a Câmara estão de parabéns porque nos escutaram e no final de tudo quem saiu ganhando foi os agricultores e agricultoras familiares a qual nós representamos”, afirmou o presidente.

O Secretário de Política Agrícola da FETARN, Jocelino Dantas ressalta que o projeto tem um fim importante, pois, também foi Secretário Municipal de Agricultura e viveu muito aperreio quando empresas privadas solicitavam equipamentos, como tratores, ou até mesmo os equipamentos do PAC doados pelo governo federal e muitas vezes não teve uma assessoria para de forma legal fazer a cessão correta do uso dos equipamentos. Porém não poderia ver os agricultores agricultoras familiares não serem prioridades no atendimento desses equipamentos e de forma isentas das mesmas condições de cessão para os demais públicos, por exemplo, um grande empresário rural não pode usar esses mesmos equipamento quando não tiverem em uso na agricultura familiar e não contribuírem com nada de retorno já que a prefeitura assim como a maioria dos municípios pequenos não tem condições de manter esses equipamentos como deveria ser e o projeto propõe exatamente isso.

“Parabenizo a prefeita, Marina, sua equipe e a Câmara por terem permitido que nós dialogássemos, construíssemos propostas e chegássemos se não ao projeto dos sonhos, mas uma proposta possível para o momento e ainda mais o compromisso de um novo projeto que garanta o corte de terras como um direito social em nosso município. De forma mais central parabenizo o vereador Tércio Câmara que foi primordial para fazer a ajudar na ponte entre o governo e a própria câmara também, mas claro, todos os vereadores tiveram seu papel quando se comprometeram e votaram nas mudanças propostas pelo Sindicato e a FETARN” afirmou Jocelino.

Comunicação STTR Jandaíra

Nenhum comentário:

Postar um comentário