SEJA BEM VINDO(A) AO PORTAL DO STTR DE JANDAÍRA.>>>>> AQUI VOCÊ CONHECE MAIS SOBRE O SEU SINDICATO.>>>> PARTICIPE: ENVIE SUA SUGESTÃO, CRÍTICA, DÚVIDA OU ELOGIO.>>>>>> OBRIGADO PELA VISITA E VOLTE SEMPRE!
Veja abaixo nossas últimas notícias...

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Os desafios da atual conjuntura política e econômica para o movimento sindical são temas de reunião de diretoria e assessoria da CONTAG


O papel do movimento sindical e os desafios que a atual conjuntura política e econômica impõem à luta pela garantia de direitos básicos de cidadania para os trabalhadores (as) rurais brasileiras (as) foram o centro do debate realizado hoje (14) em reunião diretoria e assessoria da CONTAG.

O modelo de desenvolvimento rural solidário e sustentável defendido pela CONTAG encontrou, nas últimas duas décadas muitos obstáculos e também relativos avanços. A discussão girou em torno das maneiras de aprofundar e ampliar a luta para que políticas públicas conquistadas para os agricultores (as) familiares e assalariados (as) rurais não apenas permaneçam como garantam vida digna para os cidadãos brasileiros que moram e produzem no campo, nas florestas e águas de nosso país.

O acesso a terra, a educação do campo, o direito à saúde e ao saneamento básico no meio rural são apenas os mais básicos temas que demandam a atenção dos poderes públicos federal, estaduais e municipais. Diretoria e assessoria da CONTAG apontaram ainda a necessidade de ampliar a discussão sobre as consequências da consolidação do projeto Matopiba – área de expansão do agronegócio em regiões dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia – e também sobre a realidade da situação da agricultura familiar no Brasil.

“A análises de conjuntura interna e externa são muito importante para que a CONTAG sempre possa direcionar seu trabalho da melhor maneira para a defesa dos trabalhadores e trabalhadoras que estão em suas roças, em suas lidas diárias e contam com o movimento sindical para lutar pela garantia de seus direitos como cidadãos deste país. Foi muito importante ouvir posicionamentos e números divergentes, porque isso amplia a discussão”, afirmou o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Willian Clementino Matias.

FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário