SEJA BEM VINDO(A) AO PORTAL DO STTR DE JANDAÍRA.>>>>> AQUI VOCÊ CONHECE MAIS SOBRE O SEU SINDICATO.>>>> PARTICIPE: ENVIE SUA SUGESTÃO, CRÍTICA, DÚVIDA OU ELOGIO.>>>>>> OBRIGADO PELA VISITA E VOLTE SEMPRE!
Veja abaixo nossas últimas notícias...

HISTÓRICO

       O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Jandaíra foi fundado ainda no período do regime militar em 1972, teve como seu Primeiro Presidente Fundador o Senhor Manoel Damasceno Bezerra, destacando - se vários nomes de trabalhadores e trabalhadoras rurais que por aqui já deram e dão até hoje suas contribuições para o fortalecimento desta instituição a exemplo de Manoel Marques, João Maria da Silva, José Edson de Oliveira (DEDEZINHO) onde ainda contribui assumindo atualmente a Secretaria de Formação e Organização Sindical da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte - FETARN.


     Atuamos no controle das políticas públicas desde nossa fundação, na defesa dos direitos sócias, na previdência social e trabalhistas. Nas políticas publicas temos atuado nos conselhos municipais de assistência Social, Saúde, Educação, Alimentação Escolar, Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho do Idoso e Conselho do FUMAC(Fundo de Apoio Municipal de Apoio Comunitário). A nível regional atuamos no Colegiado Territorial do Território da Cidadania do Mato Grande e no Conselho Deliberativo do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Verde, alem da articulação no Pólo Sindical do Mato Grande.

REFORMA AGRÁRIA E MEIO AMBIENTE
     Graça a luta histórica deste Sindicato, o município de Jandaíra, conta hoje com dois Assentamentos através de desapropriação que são: o Guarapes e Santa Inês e um Assentamento através do programa Nacional de crédito Fundiário: o Trincheiras II, além de dois Assentamento emancipados da época do Governo do estado ainda na década de 80.

POLITICA AGRICOLA E ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO
       Estamos insistentemente atuando dia a dia na Organização das associações e contribuindo com o debate da organização da produção da agricultura familiar. Programa como o PAA (Programa Aquisição de Alimentos), seja pela modalidade do compra direta pela EMATER ou doação simultânea pela CONAB. O PNAE são exemplos de que tem acontecido em nosso município graças a intervenção deste Sindicato.

      Outro destaque histórico nessa área, é o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF que ao longo tempo tem ajudado mesmo de forma ainda precária no tocante ao acesso dos agricultores a desenvolver e potencializar as atividades agrícolas, mas sempre tem tido a nossa intervenção enquanto ator do desenvolvimento do município.

PROGRAMA DESENVOLVIMENTO SOLIDÁRIO
       Graças a participação e coordenação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais deste Município através do Conselho do FUMAC, o município de Jandaíra e os nossos agricultores vem recebendo apoio através de projetos de infraestrutura, produção e ação social e em 2010/2011 serão investidos mais de 500 mil reais através e seis associações. Ao todo em suas duas etapas do Programa de Combate a Pobreza Rural – PCPR I e PCPR II foram mais de 1 milhão de reais investidos no município.

JUVENTUDE RURAL
       A juventude Rural ao longo de nossa organização Sindical tem sido prioridade na prática de nossas ações, através de nossa intervenção foi possível capacitar mais 100 jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais entre 2007/2008 através do Consórcio Social “Aliança com Jovens”.
      Desde 2002 a juventude vem participando do Convenio FETARN a Escola Agricola de Jundiaí onde já são dois técnicos formados em agropecuária e agora até o final de 2012 serão mais quatro concluintes.
      Temos apoiado insistentemente toda e qualquer ação de juventude a exemplo da participação nos festivais regionais, estaduais e nacional de juventude rural, onde tivemos representantes nos dois festivais Nacionais realizados em Brasilia em 2007 e 2010. 
      A nossa diretoria Efetiva contém hoje mais de 50% de jovens a começar pelo Presidente do Sindicato, ainda apoiamos toda discursão das politicas publicas e em especial a discursão da sucessão rural como principal base para a continuidade da juventude no campo.
     Precisamos de terra, meio ambiente, politicas publicas, assistência técnica, esporte, laser, trabalho e renda.
     É com este entusiasmos que reafirmamos a continuidade da luta desse Sindicato com este publico específico e agora com muito mais força frente ao programa de expansão de banda larga do governo federal para garanti acesso a internet a todos e para nós será prioridade.
     Outra ação que vem sendo desenvolvida através da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e com a parceria do Sindicato é o Projeto Intervivencia Universitária – OASIS, onde vem permitindo o acesso da juventude aos espaços da universidade e a participação no controle e articulação das políticas publicas e sociais.

 MULHERES TRABALHADORAS RURAIS
         Ao longo de nossa luta esse publico específico também tem sido uns dos mais referenciados, dentre disso podemos citar a participação das mulheres na direção do sindicato, das Associações e nos conselhos municipais de política pública. 
        Um outro marco tem sido a a participação no processo de mobilização das marchas das margaridas como marco de várias conquistas a nível de Brasil e porque não dizer a nível municipal a exemplo do PRONAF MULHER, da titularidade conjunta nos assentamentos de reforma agrária e o Programa Nacional de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural.

TERCEIRA IDADE E BEM ESTÁ SOCIAL
        Este é outro publico que não temos perdido de vista, basta percebermos a atuação de sua coordenação e atuação no Conselho Municipal do Idoso, onde desde janeiro assumimos a presidência do conselho e estamos fazendo um trabalho sistemático de acompanhamentos a garantia dos direitos básicos da terceira idade. Mas existem, além disso, outras ações que tem se potencializado a exemplo do café dos aposentados e pensionistas todos os dias de pagamentos nos correios e banco, e o acompanhamento que a Secretaria de politicas Sociais vem fazendo junto ao INSS para a garantia do acesso ao direito previdenciário.

ASSALARIAODOS E ASSALARIADAS RURAIS
       É outro publico que vem se estabelecendo dentro de nossa base sindical, portanto tem tido o devido acompanhamento e inclusão nas nossas bandeiras de lutas, onde já vamos este ano de 2011 encampar a terceira campanha salarial e negociação de mais uma convenção coletiva de trabalho, garantindo assim o direitos trabalhistas e condições de trabalho desse publico na área da fruticultura de nosso município.