SEJA BEM VINDO(A) AO PORTAL DO STTR DE JANDAÍRA.>>>>> AQUI VOCÊ CONHECE MAIS SOBRE O SEU SINDICATO.>>>> PARTICIPE: ENVIE SUA SUGESTÃO, CRÍTICA, DÚVIDA OU ELOGIO.>>>>>> OBRIGADO PELA VISITA E VOLTE SEMPRE!
Veja abaixo nossas últimas notícias...

terça-feira, 18 de julho de 2017

Sindicato participa da 7ª Conferência Municipal de Assistência Social



O Sindicato dos Trabalhadores Rurais participou nesta manhã de terça feira, 18 de julho, da 7ª Conferência Municipal de Assistência Social. A conferência aconteceu nas dependências do Centro Municipal de Idosos e teve o tema: "Garantias dos Direitos no Fortalecimento do Suas".

Assim como na educação com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FUNDEB) e o Sistema Único de Saúde (SUS) a Assistência Social também seu próprio sistema de financiamento, no caso o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Esse sistema vem garantindo o financiamento das políticas e serviços da assistência social como um direito e sem interrupções por eventuais descumprimentos dos entes federativos, ou seja, municípios, estados e a união.

Quem participou representando o Sindicato foi o atual tesoureiro e Secretário de Políticas Sociais, Organização Sindical, Formação e Assalariados Rurais, Jocelino Dantas. durante a formulação das propostas o dirigente propôs um mapeamento dos idosos das comunidades rurais para acesso as ações da Política Nacional do Idoso desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social. O Secretário propôs ainda que o governo federal aumente os recursos e fortaleça a política nacional do idoso, pois os recursos transferidos aos municípios ainda são insuficientes para atendimento da demanda.

Reforçou também uma proposta do técnico da EMATER, Luiz Carlos que propôs a criação de um banco de currículo e que o município dialogue com as empresas que chegam para darem prioridade aos trabalhadores locais. O Secretário reforçou que é preciso também que o município crie estratégia e realize parceria no sentido de garantir a realização de ações de emissão de documentos pois alguns possíveis trabalhadores das comunidade rurais sobre tudo ainda tem dificuldades de acesso aos documentos básicos para acesso do mercado de trabalho e aos próprios programas sociais.

"Nossas propostas vem de encontro com uma realidade nítida hoje, nossa terceira idade rural fica de fora das ações que são realizada pela secretaria de Assistência porque elas são realizadas sempre na sede da cidade e por outro lado sabemos da dificuldade de recursos repassados pelo governo federal para essa política. A questão do acesso ao emprego é outra vertente que o município precisa se preocupar redobradamente agora com a chegada das empresas de energia eólica e da fruticultura irrigada e por isso também estamos atentos a esse tema que afeta a todas as idades, mas sobre tudo as populações entre 16 e 35 anos, ou seja, em sua maioria a juventude trabalhadora e boa parte de baixa renda", afirma Jocelino Dantas. 


O evento contou na mesa de abertura da Prefeita, Marina Dias, do presidente da Câmara, Severino Matias Filho e de vários secretários municipais. O Padre do município, Pe Naldo representou a sociedade civil na mesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário