SEJA BEM VINDO(A) AO PORTAL DO STTR DE JANDAÍRA.>>>>> AQUI VOCÊ CONHECE MAIS SOBRE O SEU SINDICATO.>>>> PARTICIPE: ENVIE SUA SUGESTÃO, CRÍTICA, DÚVIDA OU ELOGIO.>>>>>> OBRIGADO PELA VISITA E VOLTE SEMPRE!
Veja abaixo nossas últimas notícias...

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Sindicato se prepara para o recadastramento sindical local.




A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jandaíra esteve reunida com a assessoria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte (FETARN) no último dia 09 de setembro para planejar os primeiros passos do recadastramento sindical. O recadastramento foi aprovado em Assembléia Geral no último dia 19 de agosto e a diretoria do Sindicato deverá realiza o recadastramento até o final de dezembro de 2015.

Todos os associados e associadas já inscritos envolvendo os trabalhadores rurais, jovens, mulheres e aposentados serão recadastrados e receberão uma nova carteirinha e todos os documentos dele e da família serão reunidos em uma única pasta no Sindicato. Segundo o presidente do Sindicato Daniel Matias o recadastramento permitirá a correção de erros e a organização de todos os trabalhadores junto a previdência social.

Os trabalhadores associados que estiverem atrasados com o Sindicato e que a divida ultrapasse o valor de R$ 100,00 a divida será quitada pelos referidos R$ 100,00. Mas a medida só vale até dezembro e para quem se recadastrar, o sindicato irá levar sua diretoria para passar um dia em cada comunidade realizando o recadastramento e terá inicio dia primeiro de outubro no Assentamento Guarapes.

Após o dia de recadastramento em cada comunidade que deverá ser anunciado e comunicado com antecedência o recadastramento só poderá ser feito na sede do Sindicato no horário de expediente normal, observando o prazo de até dezembro.

Após o fim do recadastramento os associados que não comparecerem automaticamente serão excluídos do quadro de associados do Sindicato. A reunião contou com a participação do assessor da FETARN Paulo José.

Os desafios da atual conjuntura política e econômica para o movimento sindical são temas de reunião de diretoria e assessoria da CONTAG


O papel do movimento sindical e os desafios que a atual conjuntura política e econômica impõem à luta pela garantia de direitos básicos de cidadania para os trabalhadores (as) rurais brasileiras (as) foram o centro do debate realizado hoje (14) em reunião diretoria e assessoria da CONTAG.

O modelo de desenvolvimento rural solidário e sustentável defendido pela CONTAG encontrou, nas últimas duas décadas muitos obstáculos e também relativos avanços. A discussão girou em torno das maneiras de aprofundar e ampliar a luta para que políticas públicas conquistadas para os agricultores (as) familiares e assalariados (as) rurais não apenas permaneçam como garantam vida digna para os cidadãos brasileiros que moram e produzem no campo, nas florestas e águas de nosso país.

O acesso a terra, a educação do campo, o direito à saúde e ao saneamento básico no meio rural são apenas os mais básicos temas que demandam a atenção dos poderes públicos federal, estaduais e municipais. Diretoria e assessoria da CONTAG apontaram ainda a necessidade de ampliar a discussão sobre as consequências da consolidação do projeto Matopiba – área de expansão do agronegócio em regiões dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia – e também sobre a realidade da situação da agricultura familiar no Brasil.

“A análises de conjuntura interna e externa são muito importante para que a CONTAG sempre possa direcionar seu trabalho da melhor maneira para a defesa dos trabalhadores e trabalhadoras que estão em suas roças, em suas lidas diárias e contam com o movimento sindical para lutar pela garantia de seus direitos como cidadãos deste país. Foi muito importante ouvir posicionamentos e números divergentes, porque isso amplia a discussão”, afirmou o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Willian Clementino Matias.

FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto

Anulatória do Empréstimo Consignado é tema de debate da CONTAG em todo o Brasil

Foto: Fabrício Martins
 
objetivos garantir o cumprimento do Estatuto do Idoso, combatendo os empréstimos bancários ilegais feitos em nome de aposentados (as) e pensionistas com mais de 60 anos de idade e prevenir a exploração praticada contra idosos (as).

O Estatuto do Idoso, afirma que a apropriação ou desvio de bens, proventos, pensão ou qualquer outro rendimento do idoso, assim como a retenção de cartão magnético do idoso, a coação ou indução por meio de procuração configuram crimes de ação penal pública.

Quem também entra forte no combate ao descumprimento da legislação do sistema financeiro é a CONTAG, Federações e sindicatos filiados que fazem o Movimento Sindical dos Trabalhadores (as) Rurais (MSTTR), com a estratégia de oferecer a possibilidade de Anulatória de empréstimos consignados. A Anulatória é uma possibilidade a qual homens e mulheres do meio rural podem recorrer para cancelar empréstimos consignados onde se comprove, além da fraude, que o os bancos não praticam a teoria objetiva da boa fé, a transparência e nega informações aos clientes a respeito dos empréstimos.

Para fortalecer este debate junto a base, a CONTAG, através das suas Secretarias de Finanças e Administração, Políticas Sociais e Terceira Idade, vem realizando várias reuniões em todo o Brasil com dirigentes sindicais e assessores jurídicos do MSTTR, com objetivo de traçar estratégias de como atuar para coibir tais práticas ilegais que vêm prejudicando sobretudo os trabalhadores (as) rurais. Esta semanada as reunião acontecem no Distrito Federal, Goiás e Rio Grande do Sul. Vale destacar que os debates já foram realizados também no Paraná, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Rondônia e Pará. 

“As duas primeiras semanas de debate sobre a possibilidade do Cancelamento do Empréstimo Consignado foram boas, com grande receptividade dos dirigentes e assessores do movimento sindical. Pra nós está bem claro que nosso papel é sempre coibir qualquer injustiça cometida pelas grandes agências bancárias que só visam o lucro pelo lucro e manipulam as pessoas desinformadas em matéria financeira causando danos econômicos e sociais na vida dessas pessoas”, destacou o secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Aristides Santos.  

O secretário aponta a importância de que o(a) trabalhador(a) se informe e esteja muito atento na eventualidade de necessitar de um empréstimo. “Além de exigir todas as informações do funcionário do banco sobre a quantidade de juros, de prestações e de outros custos embutidos na proposta, o trabalhador tem direito de compara propostas de vários bancos e também de ser orientado por profissional que entenda de matéria financeira, como, por exemplo, os assessores jurídicos dos sindicatos.

Fonte: www.contag.org.br