SEJA BEM VINDO(A) AO PORTAL DO STTR DE JANDAÍRA.>>>>> AQUI VOCÊ CONHECE MAIS SOBRE O SEU SINDICATO.>>>> PARTICIPE: ENVIE SUA SUGESTÃO, CRÍTICA, DÚVIDA OU ELOGIO.>>>>>> OBRIGADO PELA VISITA E VOLTE SEMPRE!
Veja abaixo nossas últimas notícias...

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Mutirão de documentação da Mulher Trabalhadora Rural estará em Jandaíra próxima semana


O Programa Nacional de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural - PNDMTR estará em Jandaíra nos dias 20 e 21 de agosto. A ação é desenvolvida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e em Jandaíra conta com a parceria da Prefeitura e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

A ação irá emitir CPF, Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS e inscrição da Previdência Social para as trabalhadoras e trabalhadores rurais. A ação acontecerá na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e na Secretaria Municipal de Agricultura.

Haverá transportes os dois dias para as comunidades rurais após o transportes dos alunos pela amanhã.

JOCA é selecionado pela REDE XIQUE XIQUE para coordenar projeto de economia solidária e agroecologia no município de Jandaíra

Sr. Juvenal Patrício (produtor agroecologista da Comunidade do Cabeço – Jandaira/RN, comercializando seus produtos em feira).

Com o objetivo de fortalecer os empreendimentos de Economia Solidária (ECOSOL) da agricultura familiar que praticam a agroecologia através das ações do Projeto MAIS XIQUE XIQUE Fortalecimento e Ampliação da Experiência da Rede Xique Xique de comercialização solidária nos Estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão. No RN, foram contratados 15  (quinze) Agentes de Desenvolvimento Solidários dentre os quais, um Jovem da Associação de Jovens Agroecologistas Amigos do Cabeço - JOCA, FRANCISCO CARLOS DE OLIVEIRA MELO, a seleção ocorreu por meio do Edital de chamada pública para seleção de Agentes "EDITAL DE SELEÇÃO Nº 004/2014 IFF Convênio nº 782762/2013 MTE-SENAES para atuar no Município de Jandaíra".

O projeto atua em 3 (três)  Estados:  Rio Grande do  Norte, Ceará e Maranhão e conta com as parcerias:  Associação de Apoio as Comunidades do Campo (AACC), Instituto Florestan Fernandes  de formação  e Desenvolvimento Humano (IFF), Secretaria Nacional de Economia Solidária -SENAES  e Ministério do Trabalho e Emprego – MTE. A Rede XIQUE XIQUE realizará acompanhamento e monitoramento das ações em Agroecologia, Economia Solidária e Feminismo junto aos núcleos, contemplados com o projeto em Jandaíra o empreendimento articulador e núcleo da Rede, é a JOCA, que conta com apoio e parceria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Concelho Municipal de Desenvolvimento, Rural Sustentável e Solidário (COMDRIS) e EMATER, bem como com o coletivo das associações comunitárias local.

REDE XIQUE XIQUE DE COMERCIALIZAÇÃO SOLIDÁRIA


A Rede Xique-xique de Comercialização Solidária é uma articulação de trabalhadoras e trabalhadores urbanos e rurais que buscam manter os princípios afirmados na organização da luta pela transformação do mundo da agroecologia, do feminismo e da economia solidária para a produção, seguido na comercialização chegando até o consumo.

A Rede é organizada em 12 núcleos municipais, através de feiras agroecológicas, da agricultura familiar e economia solidária e loja de produtos. Estabelece uma forte aliança com os movimentos sociais, especialmente a Marcha Mundial das Mulheres, os Fóruns de Economia Solidária e as articulações de redes de agroecologia.

São desenvolvidas um conjunto de atividades de formação, práticas agroecológicas, intercâmbios, acompanhamento a comercialização, vendas de produtos e feiras. 

A Rede Xiquexique tem hoje mais de cinquenta grupos articulados com uma produção bastante diversa. Essa diversidade é em parte garantida pelos grupos de mulheres que representam em média 50% dos que integram a Rede.

A Rede XIQUE XIQUE de Comercialização Solidária, desenvolve no Município de Jandaíra ações por meio da articulação e parceria com Associação de Jovens Agroecologista Amigos do Cabeço-JOCA.


COMDRIS analizará manifestações de interesse Projeto RN Sustentável do município de Jandaíra

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Integrado, Sustentável e Solidário - COMDRIS estará reunido no próximo dia 21 de agosto para analisar, priorizar e efetivar as propostas de manifestação de interesses dos editais 01/2014, 02/2014 e 03/2014 do Projeto RN SUSTENTÁVEL. A reunião acontecerá na sede do Sindicato, as 14 horas.

Duas Associações manifestaram interesse no edital 01/2014 que trata do acesso à água e tecnologias de convivência com o semiárido como construção de cisternas e perfuração de poços, foram elas a Associação do Assentamento Guarapes e a de Tubibal. Já para o Edital 02/2014 que trata do apoio as organizações que desenvolvem atividades ligadas a economia solidárias, ou seja, coletivas manifestaram as Associações de Jovens Agroecologistas Amigos do Cabeço - JOCA, a Associação do Projeto de Assentamento Santa Inês e a Associação de Desenvolvimento Comunitário de Jandaíra - ADCJAN. 

Sindicato e AACC remobilizam agricultores familiares para o P1MC em Jandaíra.

A Associação de Apoio as Comunidades no Campo (AACC) e o Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Jandaíra estão na segunda faze de mobilização dos agricultores e agricultoras familiares para acessarem o Programa Um Milhão de Cisternas Rurais (P1MC). Durante toda esta semana foram mobilizadas famílias das comunidades de Tubibal, Cabeço e Guarapes para participarem do cadastro para o Programa.

Mas segundo o coordenador do Programa no Sindicato João Batista Feliz as famílias só concluirão o cadastro com a realização do II Módulo do Curso de Gerenciamento em Recursos Hídricos que ocorrerá nos dias 19 e 20 de agosto na sede da Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais na Agricultura Familiar de Tubibal. O Programa consiste na capacitação das famílias para receber a cisterna de placa de 16 mil litros com o objetivo de capitar água das poucas chuvas que caem no semiárido.

As obras já estão em faze inicial com a escavação dos buracos e até o fim deste mês de agosto deverá ter inicio a parte de montagem das cisternas de placas.