SEJA BEM VINDO(A) AO PORTAL DO STTR DE JANDAÍRA.>>>>> AQUI VOCÊ CONHECE MAIS SOBRE O SEU SINDICATO.>>>> PARTICIPE: ENVIE SUA SUGESTÃO, CRÍTICA, DÚVIDA OU ELOGIO.>>>>>> OBRIGADO PELA VISITA E VOLTE SEMPRE!
Veja abaixo nossas últimas notícias...

terça-feira, 15 de julho de 2014

Município de Jandaíra será contemplado com primeira etapa do P1+2, serão 25 cisternas calçadão para incentivo a pequena produção


O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Jocelino Dantas comemorou a noticia anunciada na Reunião do Colegiado Territorial do Mato Grande na última sexta (11) de que o município de Jandaíra será contemplado com o Programa Uma Terra e Duas Águas, ou como é mais conhecido no Semiárido o P1+2. O Programa visa a construção de cisternas calçadão com o objetivo de incentivo a pequena produção de alimentos na agricultura familiar.

Inicialmente serão mobilizadas, capacitadas e beneficiadas 25 famílias de agricultores familiares em comunidades rurais do município que serão definidas pela Comissão Municipal do Programa de Mobilização e Formação Social a qual a representação do Sindicato coordena. A etapa do programa será executada pela Cooperativa do Trabalho Multidisciplinar Potiguar - TECHNE através de convênio entre o Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome - MDS e o Governo do Estado do RN através da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e Assistência Social - SETHAS.


Experiência já realizadas no Semiárido nordestino

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Um sonho está mais próximo de virá realidade, PNRH pode trazer habitação para pequenos proprietários rurais filiados ao Sindicato

Engenheiros dialogam com presidente do Sindicato e com demais diretores

Apesar de não ser o primeiro projeto a ser concretizado pelo Programa Nacional de Habitação Rural - PNHR no município de Jandaíra, mas seria o primeiro para pequenos proprietários filiados ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais e com características sociais bem mais fortes. Assim seria a realização de um sonho da gestão quem vem tocando o Sindicato e que teve capacidade de ajudar a pensar esse programa.

Desde de 2013 o Sindicato em parceria com Organizações Não Governamentais parceiras do Movimento Sindical vem tentando organizar um grupo de pequenos proprietários a acessarem e terem direito uma casa a ser construída nas próprias propriedades. A luta tem sido árdua fruto da enorme burocracia enfrentada pelos agentes financeiros seja Caixa Econômica ou Banco do Brasil e as próprias regras definidas pelo Ministério das Cidades, mas parece que agora esse sonho está mais perto de se tornar realidade, hoje engenheiros ligados a entidade organizadora ligada ao Sindicato esteve visitando os terrenos onde vai ser construídas as unidades habitacionais.

"Moro aqui neste local a mais de 30 anos, aqui quase não chega nada, somos esquecidos, até a água que recebemos chega de carro pipa, já fui contemplado com a cisterna, mas a casa e o poço ainda ta na promessa, acredito que agora possa ser que através do Sindicato eu ainda veja chegar", essa foi a afirmação do agricultor e pequeno proprietário Heronildes Alves (no centro da foto) ou mais conhecido como Zora ao receber a visita do Presidente do Sindicato Jocelino Dantas e os engenheiros.

Seu Heronildes reside em sua propriedade localizada próximo a divisa do município de Jandaíra e Caiçara do Norte a uma distancia de mais de 20 kilômentros da sede do município de Jandaíra.




Sindicato celebra parceria com Prefeitura Municipal de Jandaíra para execução de etapa do P1MC





O Sindicato dos Trabalhadores Rurais fechou parceria com a Prefeitura Municipal de Jandaíra para a viabilização da perfuração dos buracos para construção de cisternas através do Programa 1(Um) Milhão de Cisternas Rurais. O serviço está sendo coordenado pelo Sindicato e a Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural.

O P1MC é uma ação do Programa de Formação e Mobilização Social da Articulação do Semiárido (ASA) e esta etapa está sendo executada pela parceria do Sindicato e a Associação de Apoio as Comunidades do Campo (AACC). A ação ainda tem o acompanhamento e fiscalização da Comissão do P1MC formada por representantes de Associações comunitárias do PA Guarapes, Cabeço, Tubibal e Santa Terezinha.

A máquina usada na perfuração dos buracos, no caso uma retroescavadeira foi doada pelo Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA dentro do Programa PAC 2.