SEJA BEM VINDO(A) AO PORTAL DO STTR DE JANDAÍRA.>>>>> AQUI VOCÊ CONHECE MAIS SOBRE O SEU SINDICATO.>>>> PARTICIPE: ENVIE SUA SUGESTÃO, CRÍTICA, DÚVIDA OU ELOGIO.>>>>>> OBRIGADO PELA VISITA E VOLTE SEMPRE!
Veja abaixo nossas últimas notícias...

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Parceria entre o Sindicato, CEAAD, IDE e FETARN poderá garantir a construção e reforma de casas através do PNHR em Jandaíra


Agricultores e agricultores lotam casa sede do Cabeço.

Obdon apresenta o PNHR

Uma parceria entre o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jandaíra e duas ONGs poderá possibilitar o acesso de agricultores e agricultoras familiares, trabalhadores e trabalhadoras rurais ao Programa Nacional de Habitação Rural(PNHR). Entre as instituições está o Centro de Estudo e Assessoria Aplicada ao Desenvolvimento(CEAAD) e o Instituto de Desenvolvimento Econômico(IDE) que já desenvolvem projetos no município de Jandaíra em parceria com o Sindicato.

No ultimo sábado, dia 26 de novembro de 2013, na casa sede da comunidade do Cabeço o Sindicato juntamente com as instituições e a assessoria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte(FETARN) nas pessoas de Obdon Fernandes e Cícero Figueiredo apresentaram um resgate histórico, o que é o PNHR e quem tem direito a participar do programa. Mais de 50 agricultores se fizeram presentes no momento, onde foi tirado uma agenda de trabalho entre a Diretoria do Sindicato, os trabalhadores e trabalhadoras interessados a participar do programa através do Sindicato e as instituições.

Alem dessas dessas parcerias o Sindicato já vem dialogando e firmará parceria política com as associações comunitárias e a EMATER, dentro desse exemplo, está a parceria da Associação de Jovens Agroecologistas Amigos do Cabeço(JOCA).O PNHR proporciona a construção e reforma de casas subsidiada na zona rural para agricultores familiares com a Declaração de Aptidão ao PRONAF ou trabalhadores e trabalhadoras rurais com renda inferior a 15 mil reais por ano.

O CEAAD por exemplo já trabalhar à vários anos no município de Jandaíra em parceria com o Sindicato, onde já desenvolve, por exemplo, o Programa Um Milhão de Cisternas Rurais(P1MC), Programa Nacional de Crédito Fundiário(PNCF) onde foi executado o Assentamento Trincheiras II e o assessoramento técnico por um período no Assentamento Guarapes. A perspectiva da parceria é garantir a construção nas comunidades rurais e a reforma das 26 casas do Assentamento Trincheiras II, mas segundo o Presidente em Exercício do Sindicato Daniel Matias de Souza já existe também dialogo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária(INCRA) para a realização das reformas das casas dos Assentamentos Santa Inês e Guarapes em parceria com outras instituições que atuam junto ai INCRA e ao Sindicato.



Francisco Melo(Diretor do Sindicato, colaborador da EMATER e presidente da JOCA)



João Maria (representante do IDE)

João Vicente(representante do CEAAD)



domingo, 27 de outubro de 2013

Diretoria, trabalhadores e trabalhadoras rurais comemoram aniversário do Presidente do Sindicato.


Na ultima sexta feira, dia 25 de outubro, a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Jandaíra comemorou mais um momento importante. Foi a passagem de aniversário de seu Presidente Daniel Matais de Souza, onde foi comorado com um café da manhã acompanhado com vários sabores e frutas da agricultura familiar local.

Esteve presente no momento o Presidente Licenciado e atual Secretário Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural Jocelino Dantas, onde parabenizou o companheiro não apenas pela data, mas pelo trabalho que tem dado continuidade juntamente com os demais da Diretoria.



Sindicato forma mais um educador popular através da ENFOC, Certificação aconteceu na ultima quinta(23) em Carpina - PE


Dedezinho e Elenice com os formandos do RN

Rudemberg se apresenta na mistica de abertura do segundo módulo

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jandaíra continuar apostando no apoio a formação política sindical de sua diretoria em todos os setores. Nesta semana que passou aconteceu o encerramento de mais um módulo regional nordeste de formação política sindical da Escola Nacional de Formação Sindical da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura(ENFOC - CONTAG) em Carpina no Estado de Pernambuco.

Quem esteve representando o Sindicato de Jandaíra desta vez foi o membro da Comissão Municipal de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais(CMJTTR) e atual coordenador da Secretaria de Políticas Sociais e Garantia de Direitos do Sindicato Rudenberg Rodrigues Bezerra. O nosso representante recebeu seu certificado como concluinte do Cursos Regional Nordeste de Formação Política Sindical juntamente com uma turma de vários representantes dos 9 estados da região nordeste.

O segundo módulo do curso e a certificação aconteceu no município de Carpina no Estado do Pernambuco dos dias 17 à 23 de outubro e contou com a presença de várias lideranças sindicais dentre eles e elas, o nosso Secretário de Formação e Organização Sindical da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte(FETARN) José Edson de Oliveira(Dedezinho) e a Coordenadora da Regional Nordeste da CONTAG Maria Elenice Anastácio.

A ENFOC é uma escola de formação político sindical, constituída em 2006 para assumir a formação das lideranças do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais - MSTTR, contribuindo para que esse pense e repense, criticamente, os rumos da luta, a organização sindical, as práticas sindicais, o seu projeto político, articulado aos temas do cotidiano sindical, em uma perspectiva de valorização da pluralidade de ideias, a construção coletiva do conhecimento, a autocrítica, a troca de experiências e a partilha de saberes e fazeres. "Quero agradecer a oportunidade que a FETARN através da Secretaria de Formação nos deus de ter participado desta tão maravilhosa escola", afirma o Secretário de Formação e Organização Sindical da FETARN Dedezinho.