SEJA BEM VINDO(A) AO PORTAL DO STTR DE JANDAÍRA.>>>>> AQUI VOCÊ CONHECE MAIS SOBRE O SEU SINDICATO.>>>> PARTICIPE: ENVIE SUA SUGESTÃO, CRÍTICA, DÚVIDA OU ELOGIO.>>>>>> OBRIGADO PELA VISITA E VOLTE SEMPRE!
Veja abaixo nossas últimas notícias...

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Parceria entre o Sindicato, CEAAD, IDE e FETARN poderá garantir a construção e reforma de casas através do PNHR em Jandaíra


Agricultores e agricultores lotam casa sede do Cabeço.

Obdon apresenta o PNHR

Uma parceria entre o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jandaíra e duas ONGs poderá possibilitar o acesso de agricultores e agricultoras familiares, trabalhadores e trabalhadoras rurais ao Programa Nacional de Habitação Rural(PNHR). Entre as instituições está o Centro de Estudo e Assessoria Aplicada ao Desenvolvimento(CEAAD) e o Instituto de Desenvolvimento Econômico(IDE) que já desenvolvem projetos no município de Jandaíra em parceria com o Sindicato.

No ultimo sábado, dia 26 de novembro de 2013, na casa sede da comunidade do Cabeço o Sindicato juntamente com as instituições e a assessoria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte(FETARN) nas pessoas de Obdon Fernandes e Cícero Figueiredo apresentaram um resgate histórico, o que é o PNHR e quem tem direito a participar do programa. Mais de 50 agricultores se fizeram presentes no momento, onde foi tirado uma agenda de trabalho entre a Diretoria do Sindicato, os trabalhadores e trabalhadoras interessados a participar do programa através do Sindicato e as instituições.

Alem dessas dessas parcerias o Sindicato já vem dialogando e firmará parceria política com as associações comunitárias e a EMATER, dentro desse exemplo, está a parceria da Associação de Jovens Agroecologistas Amigos do Cabeço(JOCA).O PNHR proporciona a construção e reforma de casas subsidiada na zona rural para agricultores familiares com a Declaração de Aptidão ao PRONAF ou trabalhadores e trabalhadoras rurais com renda inferior a 15 mil reais por ano.

O CEAAD por exemplo já trabalhar à vários anos no município de Jandaíra em parceria com o Sindicato, onde já desenvolve, por exemplo, o Programa Um Milhão de Cisternas Rurais(P1MC), Programa Nacional de Crédito Fundiário(PNCF) onde foi executado o Assentamento Trincheiras II e o assessoramento técnico por um período no Assentamento Guarapes. A perspectiva da parceria é garantir a construção nas comunidades rurais e a reforma das 26 casas do Assentamento Trincheiras II, mas segundo o Presidente em Exercício do Sindicato Daniel Matias de Souza já existe também dialogo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária(INCRA) para a realização das reformas das casas dos Assentamentos Santa Inês e Guarapes em parceria com outras instituições que atuam junto ai INCRA e ao Sindicato.



Francisco Melo(Diretor do Sindicato, colaborador da EMATER e presidente da JOCA)



João Maria (representante do IDE)

João Vicente(representante do CEAAD)



Nenhum comentário:

Postar um comentário