SEJA BEM VINDO(A) AO PORTAL DO STTR DE JANDAÍRA.>>>>> AQUI VOCÊ CONHECE MAIS SOBRE O SEU SINDICATO.>>>> PARTICIPE: ENVIE SUA SUGESTÃO, CRÍTICA, DÚVIDA OU ELOGIO.>>>>>> OBRIGADO PELA VISITA E VOLTE SEMPRE!
Veja abaixo nossas últimas notícias...

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Sindicato mobiliza e organiza agricultores para acessar politicas de convivencia com o semiarido em Jandaíra


 
 
 
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jandaíra vem retomando desde o meados do primeiro semestre a mobilização e organização dos agricultores através das comunidades com o objetivo de fortalecer o acesso das políticas publicas de convivência com o semiárido. Nestes dois últimos finais de semana o Sindicato organizou mais uma rodada de reuniões nas comunidades de Tubibal, Assentamento Santa Inês e comunidade rural de Santa Terezinha. 
 
Ações como a retomada do Programa Um Milão de Cisternas Rurais(P1MC), o programa Garantia Safra, Bolsa Estiagem, PRONAF Estiagem são alguns exemplos que já vem sendo acessado pelos agricultores jandairenses com a contribuição do papel do Sindicato. Outro víeis do Sindicato é a garantia de direitos sociais como, por exemplo, a previdência sociais, garantir o acesso da aposentadoria, do salário maternidade, do auxilio doença, da pensão dentre outros benefícios.

 
Segundo o Presidente em exercício do Sindicato Daniel Matias de Souza, alguns desses programas já tão sendo acessados pelos agricultores, outros ainda necessitam de muita mobilização e organização dos agricultores para terem acesso e esse processo de mobilização através de reuniões comunitárias que o Sindicato vem desenvolvendo é exatamente para esclarecer, tirar duvidas anotar reivindicações e depois cobrar dos órgãos responsáveis e tentar fazer com que essas ações que ainda não se concretizaram se concretize.
 
"O Programa Um Milhão de Cisternas Rurais tem sido uma marca ao longa da história de organização e mobilização do Sindicato de Jandaíra, mas precisamos continuar avançando muito mais, o Programa Nacional de Habitação Rural precisa atender famílias de agricultores que realmente precisam, seja através da Prefeitura ou de outras instituições, o Programa Garantia Safra precisa ser implementado totalmente com referencia a safra 2013-2014 que ainda não foi e ser ampliado para 2014 e 2015 e por ai vai", afirma Daniel. O Presidente enfatizou ainda que estará dialogando com o Gestor Municipal e com o Secretaria de Agricultura sobre a implementação de ações que considera importantes, principalmente com foco no eixo do desenvolvimento do apoio produtivo dos agricultores familiares para os próximos períodos, isso envolve desde a retomada de perfurações e instalação de poços tubulares, manutenção do programa de corte de terras de sequeiro e irrigado e o uso devido das máquinas do Programa PAC 2.
 
Segundo o mesmo o Programa PAC 2 deve cumprir o seu verdadeiro papel que é o apoio na recuperação da estradas, construção de tecnologias de convivência do o semiárido a exemplo da perfuração de tanques de reserva de água, apoio aos programas federais já existentes como P1MC e o P1+2 e etc. O presidente afirmou que o município deverá se planejar e garantir recursos para o funcionamento desse programa, se não a reivindicação e a conquista dos trabalhadores através do governo federal ficará pela metade.
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário