SEJA BEM VINDO(A) AO PORTAL DO STTR DE JANDAÍRA.>>>>> AQUI VOCÊ CONHECE MAIS SOBRE O SEU SINDICATO.>>>> PARTICIPE: ENVIE SUA SUGESTÃO, CRÍTICA, DÚVIDA OU ELOGIO.>>>>>> OBRIGADO PELA VISITA E VOLTE SEMPRE!
Veja abaixo nossas últimas notícias...

domingo, 29 de janeiro de 2012

Associação de Tubibal Escolhe Comissão Eleitoral

Na ultima sexta feira, 27 de janeiro, a Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais na Agricultura Familiar de Tubibal, esteve realizando mais uma Assembléia Geral Extraordinária. Desta vez foi para escolher a Comissão Eleitoral que coordenará o processo eleitoral de escola da nova diretoria e conselho fiscal que deverá se concretizar até o final de março deste ano.

Alem do Presidente da associação Francisco Antonio Gomes (Antonio Aduba), diretores e associados, esteve presente na Assembléia o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jandaíra Jocelino Dantas e o coordenador da 3ª idade do Sindicato Daniel Matias de Souza. A comissão eleitoral ficou composta por Rutilene Firmino Gomes, Juvivan Gomes da Silva e Francisco Pereira da Silva.

sábado, 28 de janeiro de 2012

MULHERES AGRICULTORAS ASSENTADAS DA REFORMA AGRÁRIA SERÃO BENEFICIADAS ESTE ANO COM MAIS 300 MIL REAIS PARA PRODUÇÃO

As agricultoras familiares assentadas nos assentamentos Guarapes e Santa Inês estarão sendo beneficiadas com o crédito apoio mulher executado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA em convênios com as Associações dos projetos de Assentamentos. O crédito é uma conquista das mulheres a parti do processo de mobilização através da Marcha das Margaridas, onde teve sua ultima edição em agosto do ano passado.

A Secretaria de reforma agrária do STTR de Jandaíra traz a seguir um resumo sobre o crédito e como ter acesso. todas informações são baseadas em normas técnicas do INCRA.

VEJAMOS O QUE É E QUEM TEM ACESSO:

O QUE É O CRÉDITO APOIO MULHER?

É uma conquista das Mulheres através do processo de mobilização do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – MSTTR através das mobilizações das Marchas das Margaridas realizadas desde 2000 e em especial da Marcha realizada em agosto do ano passado (2011).

QUEM TEM DIREITO?

Mulheres trabalhadoras rurais Assentadas da reforma agrária devidamente cadastradas na Relação de Beneficiários – RB na qualidade de titulares ou conjugues e companheiras.

COMO TER ACESSO?

sábado, 21 de janeiro de 2012

DIRETORES DO SINDICATO PARTICIPA DE EVENTOS DA CUT E SEMINÁRIO ESTADUAL DE COMUNICAÇÃO DA FETARN

da esquerda para a direita: Irismarques Alves (STR Parazinho), Jocelino Dantas (STR Jandaíra) Erivan do Carmo (Sec de Jovens da FETARN) e João Batista Félix (STR JAndaíra)

Esta semana foi de atividades em Natal e como sempre o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jandaíra esteve presente, dessa vez foi duas atividades consecutivas o I Encontro Estadual de Juventude da Central Única dos Trabalhadores - CUT e o Seminário Estadual de Comunicação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura - FETARN.

O Seminário da CUT teve como objetivo principal discutir a Organização de Juventude na Central e nos Sindicatos Filiados e Redes Sociais na ação sindical. Já o Seminário Estadual de Comunicação da FETARN trouxe um resgate histórico da comunicação do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais no RN e como potencializar as novas ferramentas como o rádio, as novas mídias e Redes Sociais.

Do Município de Jandaíra esteve presente no caso do I Encontro Estadual de Juventude da CUT Jocelino Dantas que alem de Coordenar a atividade também estava enquanto Presidente do Sindicato e em ambas também teve a participação de João Batista Félix tesoureiro e apresentador do Programa de Rádio do Sindicato (A VOZ DO TRABALHADOR) na FM Cidade do Mél no município.

Da Região do Mato Grande alem do Município de Jandaíra ainda esteve presente Irismarques Alves(na foto) do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Parazinho e membro da Comissão Estadual de Jovens da FETARN.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Diretoria do Sindicato amarra agendas iniciais para 2012

Nesta sexta feira, dia 13 de janeiro, a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jandaíra esteve reunida em sua sede social para acertar as primeiras agendas para o ano de 2012. Na pauta a organização administrativa inicial, agendas e analese dos senários políticos locais.

"No olhar dessa pauta encaminhamos as nossas primeiras tarefas e agendas de 2012, como por exemplo a data de nosso planejamento que acontecerá dia 10 de fevereiro e também aproveitamos para dar uma analizada rápida nos cenários políticos colocados em nosso município atualmente, já que representamos uma parcela de mais de 40% de uma classe trabalhadora que pode definir os quadros políticos este ano de 2012 por se tratar de um ano de decisões que influenciarão por mais quatro anos", afirma Jocelino Dantas Presidente do Sindicato.

Estiveram presente na Reunião o Secretário de Agricultura de Jandaíra e 2º Secretário do Sindicato Licenciado Livanildo Oliveira (Lêvo) e o Secretário Geral da FETARN (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte) José Edson de Oliveira (DEDEZINHO).

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Diretoria do Sindicato inicia ação em 2012


Neste dia 09 de Janeiro a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais iniciou sua ação em 2012, desde o ultimo dia 16 de dezembro passado a instituição estava no seu recesso de Natal e Fim de Ano. As atividades iniciaram com a limpeza e organização interna de cada secretaria e coordenações existentes.

Para o Presidente do Sindicato Jocelino Dantas este ano será um ano importante e ao mesmo tempo desafiador para toda Diretoria, tendo em vista a retomada e priorização de algumas ações como por exemplo a afincamento do Programa Brasil Sem Miséria do Governo Federal, contendo ações como o fortalecimento do Programa Um Milhão de Cisternas Rurais - P1MC, a implantação de um novo programa de acesso a água para produção com cisternas calçadão (P1 + 2), a retomada e implantação do Programa Nacional de Habitação Rural - PNHR e a continuidade e reaplicação de recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF.

"Outros desafios estarão na nossa pauta com certeza mais uma vez em 2012 e com mais força, como por exemplo a continuidade e o dialogo com o poder publico local para a garantia do fortalecimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE e das demais políticas publicas e sociais como Saúde, Assistência e demais ações na área de educação e agricultura por exemplo" afirma Jocelino Dantas.