SEJA BEM VINDO(A) AO PORTAL DO STTR DE JANDAÍRA.>>>>> AQUI VOCÊ CONHECE MAIS SOBRE O SEU SINDICATO.>>>> PARTICIPE: ENVIE SUA SUGESTÃO, CRÍTICA, DÚVIDA OU ELOGIO.>>>>>> OBRIGADO PELA VISITA E VOLTE SEMPRE!
Veja abaixo nossas últimas notícias...

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

40 anos de luta, história e conquistas, essa é a marca do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jandaíra

Neste dia 12 de dezembro de 2012, é uma data histórica para os trabalhadores e trabalhadoras rurais deste município de Jandaíra. A exatamente nesta data era fundado o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, sobe a coordenação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte - FETARN.

Dedicamos essa data de luta, resistência e conquistas de modo muito especial para nós todos e a sociedade jandairense como um todo ao nosso primeiro Presidente o Saudoso Manoel Damasceno Sobrinho falecido bem recentemente.

São muitas as conquistas que devemos lembrar que teve, tem e terá a participação desta instituição em sua construção. Podemos citar como exemplo a luta pela reforma agrária, com a formação dos antigos Assentamentos do projeto Jandaíra(Cabeço) e Tubibal, depois mais recentes os Assentamentos Santa Inês, Guarapes e Trincheiras II, sem contar a contribuição que demos para a conquistas de outros assentamentos em municípios vizinhos como Bom Jesus(Pedro Avelino), Bom Trabalho(Parazinho) e Pirangi(Galinhos).

Outro marco importante nos últimos anos frente a luta e atuação dessa entidade vem no campo da agricultura familiar e politicas sociais. Destacamos a luta pela consolidação do PRONAF(Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), do PAA(Programa de Aquisição de Alimentos) e etc.

No campo das políticas sociais, vem a questão da Saúde, Educação do Campo, 3ª Idade, juventude rural e mulheres. Referencias de exemplos tem sido o acesso da juventude a programas como Consórcio Social da Juventude, PROJOVEM CAMPO e TRABALHADOR, PRONATEC CAMPO e tantos outros, o acompanhamento e discussão da implementação da política nacional da melhor idade através do Conselho Municipal do Idoso, a organização das mulheres trabalhadoras rurais nos assentamentos de reforma agrária e comunidades rurais e etc.

Não recebemos as políticas publicas, apesar de escarças ao nosso gosto porque os governos querem ou são bonzinhos, elas chegam com muita luta e participação na maioria das vezes e instituições como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais através de cada agricultor, seja ele da 3ª idade, jovem, homem ou mulher teve, tem e terá o seu papel perante as conquistas.

Inscrito Por Jocelino Dantas Batista, atual presidente do Sindicato e Secretário Estadual de juventude da Central Única dos Trabalhadores do RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário