SEJA BEM VINDO(A) AO PORTAL DO STTR DE JANDAÍRA.>>>>> AQUI VOCÊ CONHECE MAIS SOBRE O SEU SINDICATO.>>>> PARTICIPE: ENVIE SUA SUGESTÃO, CRÍTICA, DÚVIDA OU ELOGIO.>>>>>> OBRIGADO PELA VISITA E VOLTE SEMPRE!
Veja abaixo nossas últimas notícias...

sábado, 24 de dezembro de 2011

Mensagem de Natal e Fim de Ano do Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Natal é tempo de celebração, é tempo de reflexão, é tempo de avaliação, mas também é tempo de olharmos o fim do ano que se aproxima e comemorarmos juntos aquilo que foi possível ser realizado, foi possível ser conquistado. Por tanto neste 2011 que ofusca no horizonte juntos misturados a este clima natalino que possamos perceber que foi possível muitas conquistas se tratando daqueles a qual representamos, os Agricultores e Agricultoras familiares em todas as suas idades homens, mulheres, 3ª idade e a juventude.

Mas também ainda tem muito a ser feito, tem muito a ser conquistado e até mesmo aquilo que não foi possível ser completado em 2011, vamos unir as nossas forças para que 2012 nos traga muita guarra, saúde e junto com as lutas possamos transformar e obtermos muito mais conquistas e prosperidade para nossa sociedade jandairense e em especial a agricultura familiar.

São os votos do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jandaíra Jocelino Dantas e de toda Diretoria de um feliz Natal e um ano vindouro cheio de paz, saúde e muitas conquistas a todos os agricultores e agricultoras familiares e a sociedade jandairense em geral.  

ASSOCIAÇÃO DO PA GUARAPES FECHA 2011 REUNINDO PARCEIROS E COMUNIDADE NA PERSPECTIVA DO OLHO D'AGUA DA CATANDUBA E APOIO AS MULHERES ASSENTADAS


Josenildo Dantas - Presidente da Associação

Nesta tarde de sexta feira (23) a Associação do Projeto de Assentamento Guarapes realizou umas de suas maiores Assembléia gerais neste ano de 2011, a Assembléia reuniu alem de muitas famílias do Assentamento representantes de várias instituições parceiras entre elas o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jandaíra, a Prefeitura Municipal de Jandaíra e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. A assembléia teve como principais pontos de pauta a retomada do Projeto de Educação Ambiental e Recuperação do Olho D'água da Catanduba e o apoio as famílias do Assentamento através do INCRA.

O Presidente da Associação Josenildo Dantas aproveitou para agradecer aos representantes das instituições parceiras Presentes e a comunidade presente. O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Jocelino Dantas aproveitou para lembrar do papel das instituições, mas também pedir o empenho da comunidade para as ações que as instituições juntas possam articular.

Os Professores da UFRN Washington Souza e Natália Boccardi reapresentaram o Projeto de Educação Ambiental e Recuperação do Olho D'água da Catanduba e juntos com a comunidade foi construído o cronograma de execução do projeto, iniciando em janeiro de 2012.

O então Secretário de Esportes, Eventos e Turismo José Selmo de Melo em sua falar representando o Prefeito Fabinho juntamente com os Secretários de Meio Ambiente Tarcísio Meira e Secretário de agricultura Livanildo Oliveira se colocou a disposição para o que for necessário dentro do projeto e outras ações. Também esteve presente o Tutor do Projeto OASIS da UFRN Reginaldo Vitorino e alguns alunos do Projeto.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Agricultores Familiares Reivindicam Continuidade de Ações No Semi - Árido Brasileiro


Ontem dia 20 de dezembro de 2011, aconteceu em Petrolina/PE uma das maiores manifestações da ASA (Articulação do Semi – Árido) iniciando a partir das 07:00, com o acolhimento e a grande concentração, em seguida os agricultores saíram em passeata pelas principais ruas e avenidas da cidade. participaram mais de 15 mil pessoas, entre vários movimentos sociais organizados na ASA estiveram presentes a exemplo da CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), Federações de Trabalhadores na Agricultura (FETAG’s) Centrais Sindicais como CUT, CTB, ONG's e demais organizações que se articulam na ASA.

O evento teve como principal reivindicação a continuidade da política de Convivência com o Semi – Árido Brasileiro, aonde uns dos principais exemplos que vem dando certo desde 2002 é o Programa de Mobilização Social Um Milhão de Cisternas Rurais - P1MC, que já Beneficiou até agora segundo a ASA mais 370 famílias. O Programa está ameaçado de ser interrompido depois das ultimas denuncias de irregularidades com convênios entre ONGs e o Governo Federal.

Segundo o Coordenador do Pólo sindical da Região Central Almir Medeiros o Governo queria propor ultimamente a construção de cisternas de PVC por um valor de R$ 5 mil, onde o P1MC constrói hoje uma cisterna de placa no valor de R$ 2.080,00. Os agricultores familiares não aceitam a proposta porque não dialoga com a realidade do Semi – Árido e ainda por cima exclui a mão de obra das próprias famílias e a participação de pedreiros locais e outras funções desenvolvidas pelos próprios agricultores atualmente com o P1MC.

Participaram do Ato representando a nossa região mais de 20 dirigentes sindicais entres Ivanaldo Rogério – Presidente do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Angicos/RN; Aluizio Maciel do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Pedro Avelino; Manoel Correia do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Caiçara do Rio dos Ventos, João Batista Félix e Daniel Matias representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jandaíra, demais dirigentes todos eles acompanhados da Coordenação do Pólo Sindical da Região Central que tem a frente da Coordenação o companheiro Almir Medeiros Secretário do STTR de Angicos.

sábado, 17 de dezembro de 2011

STR DE JANDAÍRA/RN, ENCERRA ATIVIDADES DO ANO DE 2011, COM ALMOÇO PARA DIRETORES E CONVIDADOS

Foto: Livanildo Oliveira

Foi neste dia 16 de dezembro de 2011, no espaço denominado BAR DA LEONOURA localizado na Zona rural do antigo Assentamento Cabeço, que os diretores, Presidentes de Associações, lideranças comunitárias e demais convidados do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade de Jandaíra, se reuniram e banquetearam-se com um delicioso almoço em despedida das atividades deste referido ano. Ainda esteve presente o Secretário de Agricultura de Jandaíra Livanildo Oliveira e o Assessor Jurídico do Sindicato Dr. Eliedson William da Silva. 

Para o Presidente da Instituição Jocelino Dantas o almoço representou um momento de não só a diretoria, mas dirigentes de Associações  e outro parceiros poderem se juntarem no ultimo dia de atividades do Sindicato neste ano de 2011.

"2012 vem com muitos desafios postos entre eles o Programa Minha Casa Minha Vida pra a Agricultura Familiar, a retomada do P1MC, o fortalecimento de muitas politicas publicas já conquistadas e será também um ano difícil porque será mais um ano de decisões eleitorais e por tanto desafiador para os agricultores de escolherem mais uma vez seus representantes locais" afirma Jocelino Dantas. O STR entrará em recesso, retomando suas atividades no dia 09 de janeiro do ano vindouro.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Sindicato Realiza Primeiro Natal Da 3ª Idade Em Tubibal



Neste sábado, dia 03, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jandaíra e a Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais na Agricultura Familiar de Tubibal, realizaram o Primeiro Natal da 3ª Idade da Comunidade de Tubibal. A atividade teve a coordenação da Comissão da Terceira Idade do Sindicato a qual é coordenada por Daniel Matias de Souza.

Estiveram presentes no evento o Presidente do Sindicato Jocelino Dantas, o Coordenador da Terceira Idade Daniel Matias, o Primeiro Tesoureiro do Sindicato João Batista Félix, a Coordenadora e Secretária de Organização Sindical Francisca Cilene, o Secretário Municipal de Agricultura Livanildo Oliveira e o Presidente da Associação e membro da Comissão da Terceira Idade do Sindicato Francisco Antonio Gomes.

Na abertura o Presidente do Sindicato Jocelino Dantas ressaltou que alem de um dia festivo para a terceira idade daquela comunidade, aquele momento para o Sindicato representava a continuidade de um trabalho e uma forma de começar um debate com o poder publico local da necessidade de fortalecer a politica municipal do Idoso e especialmente fazer com ela chegasse de fato em comunidades como Tubibal e não apenas ficar só na sede do município.

A Atividade iniciou com a apresentação de Livanildo Oliveira apresentando seus cordéis inscrito a voz de violão e continuou até as 22 horas com tom do Sanfoneiro Tradicional de Jandaíra "Nenen Sanfoneiro". E ainda saiu Premiação para os dois casais mais destacado no salão, onde tivemos como vencedores, em primeiro lugar Maria Cicera de 92 anos ao lado de uns de seus Netos e o segundo colocado os anfitriões da Festa Francisco Antonio Gomes e dona Mananô.

 Dona Cícera - destaque no salão

 Francisco Antonio Gomes - segundo colocado em destaque

 coordenador da 3ª idade entrega premiação

 Daniel Matias - Coord. da 3ª Idade e Jocelino Dantas Presidente do STR - Jandaíra com casal vencedor



 Livanildo Oliveira - Recitando versos para os presentes









 o Trio parada dura no comando de NENEN SANFONEIRO

 a juventude também participa juntamente com Jocelino Dantas







Renato comanda o zabumba

Postado por Comissão de Comunicação