SEJA BEM VINDO(A) AO PORTAL DO STTR DE JANDAÍRA.>>>>> AQUI VOCÊ CONHECE MAIS SOBRE O SEU SINDICATO.>>>> PARTICIPE: ENVIE SUA SUGESTÃO, CRÍTICA, DÚVIDA OU ELOGIO.>>>>>> OBRIGADO PELA VISITA E VOLTE SEMPRE!
Veja abaixo nossas últimas notícias...

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Sindicato de Jandaíra participa da 13ª Plenária Estadual da CUT


O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jandaíra, participa nestes dias 30, 31 e 01 de setembro, da 13ª Plenária Estadual da Central Única dos Trabalhadores - CUT/RN. Participa da Plenária representando o município a companheira Francisca Cilene Teixeira da Silva coordenadora Municipal de Jovens do Sindicato.

O companheiro Jocelino Dantas também participa juntamente com Cilene como Delegado nato da Plenária como membro da Executiva Estadual da Central. A 13ª da CUT/RN homenageia a saldosa Professora Francisca Alves Rodrigues (FANQUINHA), ex Dirigente do SINTE/RN e militante histórica do do Partido dos Trabalhadores do RN. 

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Representante do Sindicato integrará equipe para capacitação de conselheiros de direitos da UFRN

O companheiro João Batista Félix representante do STR de Jandaíra, o Professor Helcio Luiz representando o Poder Publico e Maria das Graças da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Jandaíra - ADCJAN foram escolhidos hoje pela amanhã (22) na reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente - CMDCA para participarem em Natal no mês de outubro de um curso direcionado a Conselheiros Municipais de Direitos e Conselheiros Tutelares do RN.

O curso é umas das ações do Projeto de Implantação do Núcleo de Formação Continuada de Conselheiros de Direitos e Conselheiros Tutelares do estado do Rio Grande do Norte - Escola de Conselhos. Tem como objetivo desenvolver a formação de conselheiros de direitos e conselheiros tutelares do RN com vistas a uma melhor contribuição desses sujeitos na garantia da proteção integral a criança e o adolescente.

Sindicato Participa de Reunião de Restruturação De Mais Um Conselho de Controle Social

Nesta manhã dia 22, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jandaíra esteve representado na reunião que restruturou para mais dois anos o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente - CMDCA. Quem esteve representando o Sindicato foi o companheiro João Batista Félix onde alem de ser reconduzido para compor o Conselho para o mandato de dois anos foi eleito Vice - Presidente, o Professor Helcio Luiz foi escolhido Presidente pelos presentes.

Estiveram presentes alem do Sindicato, várias Associações Comunitárias do Município, o Secretário Municipal de Assistência Social Reginaldo Dantas e demais representantes de outras secretarias do Governo Municipal.

sábado, 13 de agosto de 2011

Mais de 70 Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Tubibal Participam da Assembléia Comunitária

Ontem a noite, sexta feira, 12 de agosto, mais de 70 Agricultores e Agricultoras Familiares nos receberam e participaram de mais uma de nossas Assembléia Itinerantes nas comunidades rurais de nosso município de Jandaíra. Ontem foi mais uma vez a comunidade rural de Tubibal e Esteve mim acompanhando o Companheiro João Batista Félix nosso Tesoureiro e o companheiro Daniel Matias nosso Coordenador Municipal da 3ª Idade.

Desde a aprovação das Assembleias Itinerantes nas Comunidades Rurais em nosso Planejamento da Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nosso Município que estamos toda sexta feira e sempre aos sábados visitando e dialogando com nossos trabalhadores mais de perto para melhor representa - los.

Vários Assuntos foram destaques na Assembléia entre eles a questão das novas normas da Previdência Social baseada na IN 45/2011 do INSS, a questão da Energia Eólica e muito mais. A assembléia contou com a parceria de mobilização da Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais na Agricultura Familiar de Tubibal onde tem como Presidente o companheiro Francisco Antonio Gomes (Antonio Aduba).

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Jandaíra Define Representação Para a IV Marcha das Margaridas 2011.


O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jandaíra, já definiu sua representação para participar das mobilizações da IV Marchas das Margaridas 2011. A Marchas acontece em Brasilia - DF nos dias 16 e 17 e deverá reunir 100 mil mulheres trabalhadoras rurais de todo País organizadas pelos Sindicatos, Federações de Trabalhadores na Agricultura - FETAGs e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura - CONTAG.

Do Município irá representar o Município e o Sindicato a companheira Maria Aparecida da Rocha e Maria Selma do Amarante de Lima (Selma de Santa Terezinha). o Presidente do Sindicato Jocelino Dantas deverá fazer parte da delegação como colaborador na coordenação das delegações e irá contribuir na cobertura através de seu Blog o "Socialista Até o Fim" e contribuirá também com todas as informações possíveis ao nosso Portal do STTR.

Serão de todo Estado do Rio Grande do Norte 7 (sete) ônibus num total de mais 350 trabalhadoras rurais e colaboradores que sairão na madrugada do dia 14 de Natal rumo a Brasilia. Apoiam a Marcha várias outras instituições entre elas a CUT (Central Única dos Trabalhadores), Marcha Mundial de Mulheres, Prefeituras Municipais, Câmara Municipais de Vereadores entre outras.

Programa A Voz do Trabalhador entrevista Grupo do OASIS - UFRN



Fotos: David Mendes


O Programa "A Voz do Trabalhador" de responsabilidade do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jandaíra que vai ao Ar nas Segundas, Quartas e Sextas na Rádio Comunitária de Jandaíra FM Cidade do Mel 87.9 entrevistou na ultima sexta feira, dia 05, jovens integrantes do Projeto OASIS (Organização de Aprendizagens e Saberes em Iniciativas Sociais e Solidárias) executado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN em Jandaíra e em mais 9 municípios.


Participaram da entrevista as estudantes de mestrado da UFRN Viviane costa, Natália Boccarde  e Maria Eloiza  ambas integrantes da Incubadora do OASIS acompanhados de vários jovens do Projeto representados na entrevista por José Alves e Jan Pierre e o tutor do Projeto OASIS em Jandaíra Reginaldo Vitorino. Os jovens troceram para os ouvintes um cenário do que representou a primeira etapa do Projeto de 2009 a 2010 e do que terá de perspectivas para a segunda etapa já iniciada em Jandaíra e mais 9 municípios do Território Mato Grande e Sertão Central.

O Projeto é Coordenado pelo Professor da UFRN Dr. Washigton José de Souza desde 2009, onde realizam várias atividades de mobilizações comunitárias, atividades de educação ambiental, sócio educacional, participação e controle social das políticas publicas entre outras. A entrevista foi coordenada pelo Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jandaíra Jocelino Dantas.

Postado por Jocelino Dantas

domingo, 7 de agosto de 2011

FORMATURA DE TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA DO CONVÊNIO FETARN MOBILIZA FAMILIARES E ALUNOS



Aconteceu na manhã de hoje dia, 06, a solenidade de formatura em técnicos em agropecuária de mais duas turmas de jovens agricultores familiares através do convenio da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte - FETARN e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN através da Escola Agrícola de Jundiaí com a parceria do Projeto Dom Helder Câmara - PDHC e o Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA. A solenidade reuniu Formandos, Familiares, amigos, Dirigentes Sindicais Rurais, entre outras pessoas que estiveram no evento.

No total receberam suas colações de graus a turma 2009.2 39 jovens, onde ao final da solenidade já foi oficionalizada todas as carteiras do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA dando assim total autonomia para o exercício de suas profissões. A solenidade foi ministrada pelo Professor João Inácio Representando a Magnifica Reitora da UFRN senhora Ângela Paiva Cruz e o Diretor da Escola Agrícola de Jundiaí Júlio Cesar, ambus estão em viagem a Brasilia e não conseguiram chegar a tempo.

Várias autoridades marcaram presença na solenidade, entre elas o Presidente da FETARN Ambrósio Lins do Nascimento, Maria Elenice Anastácio Secretária Nacional de Jovens da CONTAG (Confederação dos Trabalhadores na Agricultura), O Delegado Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no RN Raimundo Costa Sobrinho, O Diretor Técnico da EMATER Emanuel Matheus, O Deputado Estadual Fernando Mineiro (PT) entre outras lideranças, assessores da FETARN e dirigentes sindicais de todo o Estado que vieram prestigiar formando de vários municípios.

Postado por Jocelino Dantas.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Mais uma turma do Convênio FETARN realiza formatura no sábado

A Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Comissão de Formatura do Curso Técnico em Agropecuária realizam nesse sábado, a partir das 10hs da manhã, no Complexo Poliesportivo do Campus em Macaíba, a Solenidade de Colação de Grau da turma concluinte em 2011.1.

No total, receberão o Diploma trinta e nove alunos que ingressaram em 2009.2 no curso técnico de nível médio dentro do convênio firmado desde o ano de 2000 entre a EAJ e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte – FETARN. O público desse curso são filhos de trabalhadores rurais de vários municípios do RN. A formação técnica tem a parceria do Projeto Dom Helder Câmara – PDHC da Secretária de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário que apoia com ações de qualificações focadas na agricultura familiar, e que é complementar a estrutura curricular do curso oferecido pela EAJ.

Durante o evento, estarão presentes professores, coordenadores, servidores técnico-administrativos e alunos da EAJ e da UFRN, além de autoridades municipais e familiares dos alunos concluintes das diversas regiões do estado. 

F: site da eaj

Concluintes do convênio FETARN apresentam resultados de estágio

Na manhã da última quarta-feira, 04/05, no Auditório da Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias (EAJ/UFRN), aconteceu o Seminário sobre os resultados do estágio de vivência dos alunos concluintes 2011.1 do Curso Técnico em Agropecuária do convênio FETARN/EAJ/UFRN.

Agricultores familiares de várias comunidades rurais dos municípios de Monte Alegre, Vera Cruz e Macaíba, assessoria de juventude da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte, representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, representante da Secretaria de Estado de Apoio aos Assuntos ligados a Reforma Agrária – SEARA/RN,professores,coordenadores e os próprios alunos deram depoimentos das dificuldades, dos avanços e das perspectivas do projeto de estágio desenvolvido nas unidades familiares dos três municípios.

Durante o encontro, os agricultores pediram para continuar a experiência com uma nova turma do convênio. Ouvindo essas declarações, o Coordenador de Extensão da EAJ, Eronilson Vieira, disse apoiar essa ideia dentro da extensão universitária. “É pretensão da EAJ que o estágio de vivência dentro da parceria FETARN/EAJ vire um programa de extensão no âmbito da UFRN, através dos editais do Programa de Extensão – PROEXT,” ressaltou o Coordenador.

O Coordenador de Estágios e Egressos da EAJtambém comentou os resultados do estágio. “O sucesso do modelo de estágio deve-se, sobretudo às parcerias entre a EAJ, FETARN, PDHC/MDA e, principalmente da colaboração e do empenho dos agricultores e agricultoras que receberam os alunos, bem como dos próprios alunos que se envolveram totalmente na proposta” afirma o Coordenador, Robson Coelho.

F: site da eaj

Sindicato Participará da Formatura da Turma "H" da Escola de Jundiaí

O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jandaíra Jocelino Dantas e a Coordenadora Municipal de Jovens Francisca Cilene estarão participando neste sábado, dia 06, da solenidade de formatura da Turma concluinte em Agropecuária "H" da Escola Agrícola de Jundiaí. A turma conta com dois formandos do Município de Jandaíra, o jovem Luiz Carlos Nunes Fernandes do Assentamento Guarapes e a Jovem Maria Eliane Fonseca da Comunidade Rural de Tubibal.

Através da Parceria do Sindicato de Trabalhadores Rurais e a Prefeitura Municipal de Jandaíra através da Secretaria Municipal de Educação estará sendo viabilizado um micro ônibus para levar os convidados dos dois alunos. "Para nós este é mais um momento importante, pois temos essa ação como de nossas ações prioritária do Sindicato e mais um reforço para o desenvolvimento sustentável de nosso município e região, pois com eles já serão cinco técnicos em agropecuária formados só através deste convênio em nosso Município", afirma Jocelino Dantas Presidente do Sindicato.

A solenidade terá inicio as 10 horas com a formatura e as 11:30 será realizada a festa de recepção dos convidados, autoridades e amigos presentes.

Associação do PA Guarapes Se Prepara Para Venda de Sua Comerciliação



Fruto da organização da Associação do Projeto de Assentamento Guarapes, financiamento do PDS e a parceria com várias instituições agricultores familiares assentados já se aproximam da venda da produção de melancia e melão. São 4,5 ha implantadas através do financiamento do Programa de Combate a Pobreza Rural - PCPR II (Programa Desenvolvimento Solidário - PDS).

"Depois da nossa organização estamos implantando o Projeto agora o desafio é organizar a produção e comercializar, esperamos contar com a parcerias que vem dando certo para podermos nos organizar nessa próxima etapa e ampliar o que já sendo feito", Afirma Josenildo Dantas Presidente da Associação.

"Estamos confiantes e reafirmando essas parcerias que vem dando certo, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a Prefeitura Municipal de Jandaíra, O FUMAC (Fundo de Apoio Municipal Comunitário) e outros parceiros a exemplo do INCRA, Banco do Nordeste, A Federação dos Trabalhadores na Agricultura - FETARN em fim, exemplos como esses precisam de apoio integral e acima de tudo força de vontade dos agricultores para dar certo", afirma Jocelino Dantas Presidente do STR de Jandaíra.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Assembléia Define Delegados e Delegadas As Plenárias Regional da CONTAG e Estadual da CUT



No ultimo sábado dia 30 de julho, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jandaíra definiu em Assembléia Geral Extraordinária, sua representação para a Plenária Estadual Central Única dos Trabalhadores - CUT/RN e para a Plenária Regional da CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) que reunirá Mato Grande, Grande Natal, Trairí, Potengí, Sertão Central e Canavieiro.

A Plenária Estadual da CUT/RN acontece de 30 de agosto à 01 de setembro e a Plenária Regional da CONTAG dia 14 de setembro, ambas em Natal. As dua tem como objetivo avaliar os rumos da Central e da Confederação para os próximos períodos.

Irão participar da 13ª Plenária Estadual da CUT pelo nosso município a companheira Francisca Cilene Teixeira da Silva, tendo como sua suplente o companheiro João Batista Félix de Melo. Já para a Plenária Regional da CONTAG ficou definido os companheiros e companheiras da seguinte ordem: José Pereira da Silva (Expetor) como titular, tendo como suplente o companheiro Daniel Matias de Souza; Francisco Antonio Gomes como titular, tendo com suplente o companheiro Francisco de Assis (Parrudo); a companheira Ozana Matias de Souza como titular, tendo como sua suplente Edivania Jorge Alves; o companheiro Jocelino Dantas Batista (Presidente do Sindicato) como titular, tendo como suplente o companheiro João Batista Félix de Melo.